A importância de se consumir noticias e como fazer isso de forma saudável
Recentemente, a gente comentou sobre isso e falou da pesquisa do Reuters Institute Digital News Report de 2024, que mostra que metade dos brasileiros evita ver ou ler notícias. Hoje, no entanto, vimos uma entrevista do Benjamin Toff, um dos principais especialistas no assunto e líder do projeto Trust in News, e resolvemos abordar o…
As redes sociais estão mudando as campanhas eleitorais e, mais do que isso, a nossa forma de fazer comunicação? Entrevista com Guilherme Ravache
Esta semana, a gente conversou com o Guilherme Ravache, que é jornalista especializado em mídia, para discutir um pouco mais a fundo como as redes sociais estão mudando as campanhas eleitorais e, mais do que isso, a nossa forma de fazer comunicação. Entre as muitas coisas interessantes que foram ditas, uma, em especial, tem muito…
Você ainda tem tempo para vídeos longos? Será que os vídeos curtos valem o seu tempo?
A sociedade moderna, impulsionada pelas novas tecnologias, nos oferece um fluxo constante de informações. As redes sociais, principalmente, nos entregam conteúdos curtos e envolventes (ou viciantes?) a todo instante. Essa facilidade de acesso nos acostumou – ou nos obriga – a consumir informações de forma rápida e fragmentada. A própria popularização dos smartphones e a…
Construir reputação é para sempre. Querer tudo “para ontem” é um grande problema das empresas hoje em dia
A gente costuma repetir aqui que uma boa comunicação é fruto de um trabalho continuo, não de espamos. Isso significa que uma matéria hoje e outra daqui um ano não necessariamente cria uma imagem. Elas podem significar, simplesmente, duas matérias. Preocupar-se em excesso com uma pauta fraca que precisa virar até o final da semana…
Educação midiática no combate às Fake News
Nunca tivemos tanto acesso à informação – e a outras pessoas – como hoje. E justamente por estarmos tão mergulhados nesse ambiente, bombardeados constantemente por novas notícias e mensagens, que o bom senso e a crítica se fazem tão importantes. Esse poder de discernimento é nosso colete salva-vidas. Já constatamos, na prática, o poder das…
Lucro ou Propósito?
A dinâmica do mercado global cada vez mais instável desafia as empresas a interpretarem novas tendências e alinhar, quase que diariamente, às expectativas com os seus diversos públicos de interesse, sejam eles internos ou externos à companhia. Agora, soma-se a essa equação, uma preocupação com o que é devolvido para a sociedade. Ou seja, de…
O que é Pauta, de fato?
Recentemente, a timeline do Linkedin do pessoal da comunicação ficou repleta de posts de, por um lado, jornalistas de redação comentando a quantidade absurda de mensagens e releases que recebem diariamente dos assessores, e, por outro, assessores falando sobre a dificuldade de conversar e receber respostas dos jornalistas. No centro de toda essa discussão está…
Impacto e Transformação: a força das campanhas de conscientização na comunicação corporativa
As campanhas de conscientização são essenciais para educar e informar o público sobre questões importantes, sejam elas ambientais, sociais ou de saúde. Elas ajudam a disseminar informações corretas e relevantes, combatendo desinformações e mitos. Ao abordar temas que impactam a sociedade e que convergem com a cultura da empresa, elas também criam um vínculo emocional…
Conectando o futuro: sem uma presença digital adequada, as empresas vão sumir!
É “chover no molhado” comentar que a internet virou parte intrínseca do nosso dia a dia e praticamente define como nos comunicamos, consumimos e nos relacionamos. Nesse cenário, estar presente no mundo digital se tornou essencial para sobrevivência das marcas. Vamos mostrar por que isso é tão importante para qualquer negócio que queira se…
Inovação, Tecnologia e Comunicação: a Tríade do Sucesso das Empresas Modernas!
Integrar inovação, tecnologia e comunicação é vital para qualquer organização que deseja manter-se competitiva e relevante. Esses três pilares são interdependentes e, juntos, impulsionam o crescimento, a eficiência e a conexão com o mercado. A seguir, vamos explorar como cada um deles contribui para o sucesso das empresas modernas. 1. Inovação: o Motor do Progresso…
Gestão de Crises: Como transformar tempestades em oportunidades?
Crises são situações em que a reputação e a imagem de uma empresa podem ser comprometidas. E, sobretudo na era das redes sociais, a intensidade e, principalmente, e velocidade das crises tem aumentado cada vez mais. Gerir bem, logicamente, é fundamental, mas prevenir talvez seja ainda mais importante. Estar preparado para enfrentar um evento negativo,…
Navegando na era dos bots: A importância do pensamento crítico na Era Digital
Está difícil não falar sobre Inteligência Artificial, principalmente para quem trabalha com comunicação. Por isso, ainda que seja sob o risco de nos tornarmos repetitivos, lá vamos nós de novo. Você já ouviu falar sobre a Teoria da Internet Morta? A ideia não é novíssima, mas tem, no mínimo, gerado mais atenção, ou curiosidade. A…
Importância da construção de uma presença digital sólida para executivos
Já estávamos planejando um texto sobre a importância da presença digital dos executivos quando fomos impactados por alguns posts no LinkedIn que nos fizeram refletir um pouco mais sobre o assunto. Apesar do conteúdo não ser exatamente o mesmo, eles reforçavam nossa ideia de uma boa comunicação e poderiam contribuir para a discussão dessa semana.…
Transformando dados em decisões: o poder do Data Driven
Há quem diga que os dados são o novo petróleo. Mas, diferentemente do petróleo, os dados não são valiosos apenas por estarem armazenados; eles só geram valor quando são refinados e aplicados de forma inteligente. É aqui que entra o conceito de Data Driven, uma abordagem que coloca os dados no centro das operações de…
Assessoria de Imprensa: importante ferramenta na comunicação estratégica
Neste cenário cada vez mais digital e acelerado em que vivemos, onde as redes sociais se tornaram verdadeiros megafones de opiniões e notícias, é fácil se perguntar se a assessoria de imprensa ainda é relevante no processo de comunicação das empresas. Afinal, por que uma empresa precisaria de um intermediário para contar sua história quando…
Quanto vale a sua atenção?
Muito. Pode ter certeza. O cliente que contrata uma agência de comunicação quer, justamente, atrair a sua atenção seja você um consumidor final, investidor ou possível parceiro. O mesmo vale para a empresa que abre uma conta em qualquer rede social ou faz anúncio em um ponto de ônibus, por exemplo. As vésperas de uma…
Há 30 anos nascia a GWA
Quando ela foi fundada, a moeda no Brasil ainda era o Cruzeiro e, entre julho de 1993 e junho de 1994, quando o real foi implementado, a inflação quase chegou a 5.000%. A GWA tinha cerca de dois meses quando Roberto Baggio chutou o pênalti (bem) para fora e a Seleção Brasileira de Futebol se…
Como o hábito de ler pode contribuir na utilização de ferramentas de IA?
Hoje, na era digital, onde algoritmos aprendem, decidem e interagem, a Inteligência Artificial (IA) já é uma força transformadora em todos os aspectos. Paralelamente, o hábito antigo de ler, e principalmente entender, continua a desempenhar um papel importante na expansão do conhecimento e da compreensão. A IA está redefinindo a maneira como consumimos informações e…
Influenciadores Digitais: ferramenta poderosa de comunicação nos tempos atuais
Nos últimos anos, influenciadores digitais se tornaram peças-chave na estratégia de comunicação e branding das empresas, contribuindo significativamente para o fortalecimento dos seus posicionamentos. Afinal, os consumidores estão cada vez mais em busca de conexões autênticas com as marcas, valorizando não apenas os produtos ou serviços oferecidos, mas também a experiência, os valores, a ética…
Podcasts Corporativos: motivos para criar um ainda em 2024
Quer conquistar autoridade de marca e melhorar o seu posicionamento da sua empresa? Crie um podcast! Ao compartilhar conhecimento gratuito sobre determinados assuntos, além de tornar-se referência no mercado, você aproxima seus públicos – clientes, fornecedores, investidores – dos seus valores e fortalece esses relacionamentos. De quebra, o podcast ainda melhora a presença digital da…
Comunicação interna: principais desafios e como usar tecnologia a seu favor
Com as novas relações de trabalho instauradas nos últimos anos em razão da pandemia, muitas empresas ainda buscam equilibrar pratos na hora de conversar com os colaboradores. O excesso de informação com a digitalização ainda é um fator importante de atenção para que ruídos no processo não sejam gerados, mantendo o engajamento e a fluidez…
Seis pontos em comum entre Employer Branding e Comunicação Externa que você precisa saber!
Não existe marca empregadora sem boa comunicação externa (e interna, lógico). Isso porque, para manter e, principalmente, atrair novos e bons talentos, é preciso comunicação – e para além dos muros da empresa – os seus valores, a sua visão e os seus objetivos devem ser claramente expostos. Enquanto Employer Branding diz respeito à criação…
A importância da Visibilidade Constante: regularidade é a chave para o sucesso
No cenário empresarial brasileiro, a concorrência está cada vez mais acirrada e as mudanças tecnológicas ocorrem em um ritmo acelerado. Diante disso, manter uma visibilidade constante é fundamental para o sucesso e crescimento de empresas de todos os tamanhos. Por meio da exposição estratégica em diversas mídias, como redes sociais, imprensa e outros canais de…
Digitalização na Comunicação: as interferências das Inteligências Artificiais
Nos últimos anos, notamos a tecnologia e as inteligências artificiais dominando inúmeros processos e tarefas cotidianas em vários setores da economia. A comunicação também segue essa tendência, mas é crucial observá-la de maneira atenta e curiosa, de olho nas transformações positivas que emergem nesse cenário. Muito mais do que tecnológica, a IA é uma revolução…
Como impulsionar marcas por meio da comunicação estratégica?
O impulsionamento de marcas por meio da comunicação representa um elemento crucial no cenário contemporâneo dos negócios. Com pessoas cada vez mais conectadas e orientadas para a informação, a maneira como uma marca se comunica com seu público-alvo desempenha um papel fundamental na construção de sua identidade e no estabelecimento de conexões duradouras, reforçando seu…