12 de abril de 2024

Comunicação interna: principais desafios e como usar  tecnologia a seu favor

Com as novas relações de trabalho instauradas nos últimos anos em razão da pandemia, muitas empresas ainda buscam equilibrar pratos na hora de conversar com os colaboradores. O excesso de informação com a digitalização ainda é um fator importante de atenção para que ruídos no processo não sejam gerados, mantendo o engajamento e a fluidez na comunicação com os colaboradores.

Então como atingir a todos e não afogá-los com muitos comunicados, notícias e relatórios?

Dar autonomia para que os colaboradores possam escolher como e quando querem consumir as mensagens é uma dica relevante nos tempos atuais. Alguns canais, como uma newsletter com os temas internos, um aplicativo ou uma rede social corporativa, podem ser alternativas excelentes para promover a comunicação, o engajamento e fortalecer as relações com os colaboradores.

Outra recomendação importante é focar em narrativas mais simples, com personagens que inspirem uma prática de storytelling, o que gera mais engajamento e estreita relações. Essa abordagem humaniza a comunicação e torna a mensagem mais acessível e envolvente.

Capacitar os líderes para que realizem conexões entre as pessoas e as equipes também é um caminho para gerar um clima de satisfação e bom entendimento das mensagens-chave do negócio. Esse engajamento por parte da liderança é crucial para fomentar um ambiente de trabalho harmonioso e motivador.

Por fim, mas não menos importante, é a atitude. O exemplo é fundamental na comunicação de valores e mensagens-chave dentro de uma empresa. Afinal, as pessoas tendem a confiar mais nos discursos quando veem que são respaldados por ações consistentes. Em longo prazo, isso gera um padrão a ser seguido, funciona como uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento, motiva e, literalmente, ajuda a exemplificar pontos nem sempre tão tangíveis como transparência ou democratização da informação.

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