12 de abril de 2024

Seis pontos em comum entre Employer Branding e Comunicação Externa que você precisa saber!

Não existe marca empregadora sem boa comunicação externa (e interna, lógico). Isso porque, para manter e, principalmente, atrair novos e bons talentos, é preciso comunicação – e para além dos muros da empresa – os seus valores, a sua visão e os seus objetivos devem ser claramente expostos.

Enquanto Employer Branding diz respeito à criação e promoção da reputação de uma marca empregadora, a Comunicação Externa é mais abrangente tanto em relação ao público alvo quanto aos assuntos, e também pode destacar valores, cultura organizacional, benefícios, oportunidades de desenvolvimento e ambiente de trabalho que ajudam uma empresa a se tornar atrativa para colaboradores atuais e potenciais. Trabalhar essas duas frentes em conjunto, portanto, pode potencializar mensagens e trazer vantagens expressivas.

Vamos a algumas delas:

1) Consistência na Narrativa: quando a mensagem transmitida está alinhada aos valores, cultura e propósito da empresa, ela desponta naturalmente. Isso cria uma impressão autêntica e atrativa para os talentos em potencial, que podem se sentir motivados a estar em uma organização que compartilha dos mesmos princípios.

2) Atração e Retenção de Talentos: é comum a gente achar que a grama do vizinho é mais verde do que a nossa; quando os programas, benefícios e oportunidades de desenvolvimento e crescimento de carreiras dentro de uma empresa saem na mídia, por exemplo, de forma positiva, isso funciona como uma validação, o que pode gerar maior interesse de candidatos qualificados sim, mas também aumentar o “orgulho de pertencer” de quem já está dentro de casa.

3) Credibilidade e Confiança: uma comunicação externa transparente, honesta e constante fortalece a credibilidade da empresa e mostra comprometimento. Construir pontes de confiança por meio da comunicação, seja entre os consumidores, potenciais colaboradores ou mesmo investidores, é um passo importante na construção de uma marca empregadora.

4) Ampliação da Audiência: criar uma visão holística da companhia, incorporando valores e objetivos corporativos em campanhas que atinjam potenciais talentos, mas também clientes, parceiros e investidores é super-relevante.  

5) Respostas efetivas aos desafios: trabalhar a reputação de uma empresa não serve somente para colher os bons frutos do aumento de vendas, faturamento e atratividade para colaboradores. Nos momentos de crises ou desafios, ter um “colchão reputacional” em dia, sem dúvida nenhuma, ajuda a minimizar impactos negativos.

6) Alavancar a inovação: a convergência entre o Employer Branding e a Comunicação Externa pode fomentar um ambiente incrível de inovação. A empresa que comunica suas conquistas, visões de mercado, tecnologia e inovações atrai talentos criativos que buscam ambientes estimulantes de crescimento. E, ao se orgulharem dos resultados obtidos, e devidamente “comunicados”, tendem a trabalhar com mais engajamento e motivação, beneficiando-se do poder do storytelling.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest