23 de maio de 2024

Importância da construção de uma presença digital sólida para executivos

Já estávamos planejando um texto sobre a importância da presença digital dos executivos quando fomos impactados por alguns posts no LinkedIn que nos fizeram refletir um pouco mais sobre o assunto. Apesar do conteúdo não ser exatamente o mesmo, eles reforçavam nossa ideia de uma boa comunicação e poderiam contribuir para a discussão dessa semana.

Já falamos aqui sobre o storytellig que, basicamente, é a arte de contar histórias. A nomenclatura até pode ser mais recente, mas a pratica é antiquíssima. Usamos as histórias há milénios para transmitir conhecimentos, valores e tradições, para promover a empatia, fortalecendo laços sociais, para organizamos nossos próprios pensamentos e emoções, e até inspirar outras histórias.

Afinal, contar histórias une as pessoas.

E dai fica claro que se todo mundo fala a mesma coisa, se todo mundo se comunica de uma forma padrão, se o Linkedin vira um depositário de contos de sucesso onde o objetivo maior é agradar o chefe e turbinar o currículo, o negócio perde a graça. E até mesmo a função.

Se estamos falando de presença e identidade digitais em redes sociais, a ideia é, justamente, se conectar. Para isso, é preciso, além de dedicação e (pasmem!) personalidade, perceber o outro como uma peça fundamental da comunicação.

Definir a Identidade Digital

Antes de começar a construir uma presença online, portanto, é importante que os executivos (e mesmo as empresas) reflitam sobre a identidade digital que querem ter. Isso envolve a criação de uma narrativa consistente que retrate sua experiência, valores e visão de mundo. Os executivos devem identificar seus objetivos, público-alvo e mensagens-chave. E depois de escolhidas às plataformas que fazem sentido nesse contexto específico, é preciso compartilhar conteúdos relevantes e autênticos regularmente. Com bastante destaque para: “relevantes” e “autênticos”.

A produção de conteúdo de qualidade estabelece autoridade e gera credibilidade. Os executivos podem escrever posts ou artigos, participar de podcasts, conceder entrevistas e até mesmo criar vídeos para compartilhar ideias e insights com seu público. Mais do que atrair seguidores, conteúdo original e relevante cria conexões e fortalece a reputação.

Vale destacar que a época dos altos executivos encastelados, blindados em suas empresas, acabou faz um bom tempo. E essa maior exposição, assim como oferece novas oportunidades, também traz maiores responsabilidades. Pensar antes, ponderar, avaliar os possíveis desdobramentos, revisar e ter uma estratégia, são partes do todo que não podem ser negligenciadas.

Networking Online

Participar de grupos e comunidades, interagir com outros profissionais e colaborar em projetos também podem ajudar a ampliar a rede de contatos, além de construir relacionamentos valiosos. No paralelo, os executivos devem estar atentos ao que está sendo dito, sobre eles, sua empresa ou temas do momento, nas mídias sociais e na mídia online. Respostas rápidas e profissionais evidenciam transparência e podem mitigar potenciais crises de reputação.

A consistência e autenticidade também são fundamentais para construir uma identidade digital sólida e confiável. Para que, de fato, aconteça uma troca de experiências e conhecimentos, os executivos devem manter uma voz ativa e uma imagem consistente em todas as plataformas, sendo genuínos e transparentes em suas interações online, buscando ficar longe dos jargões técnicos e clichês.

Se a gente sabe que autenticidade, simpatia, respeito e paixão fazem toda a diferença no presencial, por que substitui-los pela mesmice e pela indiferença no digital?

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest