13 de maio de 2024

Transformando dados em decisões: o poder do Data Driven

data driven

Há quem diga que os dados são o novo petróleo. Mas, diferentemente do petróleo, os dados não são valiosos apenas por estarem armazenados; eles só geram valor quando são refinados e aplicados de forma inteligente. É aqui que entra o conceito de Data Driven, uma abordagem que coloca os dados no centro das operações de uma empresa, guiando as decisões estratégicas.

Mas, afinal, o que é Data Driven?

Data Driven, ou “orientado por dados” em tradução livre, refere-se à prática de utilizar os dados quantitativos e qualitativos para nortear as decisões empresariais. Em vez de depender de palpites ou intuições de executivos, as empresas que adotam essa abordagem confiam em análises objetivas e fundamentadas em evidências para guiar suas estratégias.

Com esse processo, compreender o comportamento e as preferências dos clientes, por exemplo, fica mais fácil. Ao coletar os dados e analisá-los, é possível melhorar a personalização de produtos, serviços e campanhas de marketing. Essa análise dos dados, ainda, pode revelar insights surpreendentes, estimulando a inovação, diferenciação competitiva e eficiência operacional.

Um exemplo de sucesso de Data Driven é o caso do Grupo Pão de Açúcar. Por meio de um programa de recompensas, denominado “Cliente Mais”, que oferece pontos que podem ser trocados por descontos ou produtos, são coletados dados valiosos. Ou seja, ao investir nessa “experiência”, a empresa consegue personalizar ofertas, fidelizar clientes e obter informações importantes sobre operações de estoque e logística, por exemplo, já que é possível identificar quais são os produtos e marcas mais consumidos. Estão aí os três pontos citados acima: inovação, diferenciação competitiva e eficiência operacional.

Como aplicar o Data Driven?

Diversas ferramentas podem ser utilizadas para aprimorar esse processo, muitas delas sua empresa já deve até utilizar, mas, às vezes, não da forma mais correta. Ferramentas de CRM, rastreamento de leads, BI, todas do Google (Analytics, Console, Ads, Data Studio), Facebook Ads, entre outras, são relevantes para filtrar os dados, analisa-los e tomar decisões com agilidade e precisão.

Data Driven na Comunicação Corporativa

Hoje o Data Driven tornou-se o alicerce da comunicação corporativa moderna, moldando estratégias e proporcionando resultados mais tangíveis, algo sempre complexo de se conquistar, sobretudo, na área de comunicação. A capacidade de extrair insights significativos é determinante para qualquer organização que busque se destacar no mercado e, ao adotar essa abordagem orientada por dados, as empresas entendem melhor seu público-alvo e adaptam suas mensagens de forma mais precisa, dois pontos primordiais para o sucesso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest